O sushi é um dos itens mais conhecidos e apreciados da culinária japonesa, e por isso muitas pessoas se interessam em aprender a fazer este prato.

Embora na tradição seja costume apenas homens fazerem sushi, com prática é possível que qualquer pessoa faça, sendo importante no entanto escolher ingredientes de ótima qualidade e utensílios de cozinha também bons. Veja abaixo uma receita fácil e deliciosa de sushi, que serve bem duas pessoas (35 sushis em média).

Ingredientes

– 4 rolos de alga Nori;

– 1 xícara e meia de arroz para sushi (na falta deste, pode usar o comum mesmo);

– 4 colheres de saquê;

– 8 centímetros de alga kumbu (opcional);

– Peixe;

– Kani;

– Pepino japonês.

– Esteirinhas de bambu.

– Wasabi (opcional).

Como preparar os ingredientes

– Arroz: lave o arroz e cozinhe em água fria, no fogo médio. Se optar por usar o kumbu, coloque no início do cozimento e retire assim que o arroz começar a secar. Adicione o saquê.

Se desejar pode temperar o arroz com vinagre de arroz, açúcar, saquê e uma pitada de sal. Depois de pronto, reserve o arroz até que esfrie bem.

– Recheios: corte o peixe em tiras de 1 centímetro de largura. Utilize uma faca com corte bem afiado para não manipular muito o peixe e alterar o sabor.

Corte o Kani para que também fique com um centímetro. O pepino também deve ser cortado em tiras de um centímetro, descartando as sementes.

Como enrolar

1. Cubra a esteira de bambu com a alga Nori, deixando a parte brilhante da alga para baixo.

2. Molhe as mãos com o vinagre de arroz, pegue uma pequena porção de arroz e espalhe de forma uniforme na alga, sem deixar muito grosso. Deixe dois centímetros de alga sem arroz.

3. Coloque o recheio (peixe, pepino e Kani) próximo à borda da alga.

4. Comece a enrolar o sushi, tomando cuidado para que não fique mole.

Enrole até o final e, se necessário, passe o dedo com água na parte da alga restante para colar. Coloque na bandeja com a “emenda” para baixo, para colar bem.

5. Quando terminar, corte o rolo de forma rápida para não desmanchar.

Dicas

– Para cortar melhor o sushi, limpe a faca ao término de cada corte usando uma toalha de papel, e depois passe no vinagre de arroz para evitar que grude.

– Varie nos recheios, usando creem chease, kiwi, manga, entre outros ingredientes.

– Sempre use quantidade impares de ingredientes, ou 3 ou 5, para atrair sorte.

Postagem Relacionadas: