A chocadeira artificial ajuda a aumentar e melhorar a produção de ovos, pois permite chocar muitos ovos ao mesmo tempo sem a necessidade de depender da ave produtora.

É possível encontrar bons modelos de chocadeiras manuais no mercado, mas muitas vezes é melhor fazer de acordo com a necessidade, economizando dinheiro. Além disso não é difícil fazer uma chocadeira manual, e dependendo da habilidade pessoal é possível fazer um modelo automático, ou seja, que vire os ovos sem precisar de intervenção humana.

Confira um passo a passo para fazer uma chocadeira simples, que pode ser usada para chocar ovos com ajuda manual – é necessário virar os ovos.

Materiais

– Caixa de papelão ou de madeira do tamanho desejado para a chocadeira.

– Algodão e serragem.

 – Lâmpada de 100w, bocal e fiação. Se a caixa for grande, o ideal é usar mais de uma lâmpada, ou usar caixas pequenas.

– Pedaço de madeira ou suporte.

– Cola.

Como fazer

Forrar a caixa com o algodão e a serragem, de forma que fique macio para quando os filhotes nascerem.

Faça um suporte com o pedaço de madeira e cole o bocal da lâmpada. Coloque a lâmpada no bocal e ligue na energia.

Coloque os ovos para chocar, virando-os a cada 12 horas em média, para que se aqueçam por igual.

É possível incrementar a chocadeira colocando termômetro para verificar a temperatura correta dos ovos, e até mesmo um motorzinho para virar os ovos de forma automática.

Para aprender a fazer a chocadeira, assista o vídeo disponível no endereço www.youtube.com/watch?v=zMWAliy9VZo, que mostra em detalhes o funcionamento deste aparelho.

Não deixe de experimentar fazer a chocadeira ou passar a dica para pessoas que precisam deste tipo de equipamento, pois é muito mais barato do que comprar a chocadeira pronta e funciona muito bem, ajudando a aumentar a produtividade.

Postagem Relacionadas: