Esta época do ano, geralmente reunimos a família e amigos para celebrar o Natal. É um momento de fraternização, onde todos trocam presentes e votos de saúde, paz e felicidade. Exatamente pelo motivo de estarem todos juntos, costuma-se fazer a famosa ceia de Natal. Cada família tem sua particularidade de receitas a serem feitas.

Mas não podemos negar que entre a maioria há um consenso do que servir na ceia de Natal. Veja algumas opções de receitas para deixar sua mesa de Natal linda e apetitosa.

Os pratos salgados mais servidos no Natal contam com Peru, Chester, Pernil, Lombo e Tender. Essas delícias geralmente são acompanhadas por arroz branco ou arroz à grega, maionese de batata com legumes, farofa e muita salada, afinal aqui no Brasil é calor nesta época do ano. Bacalhau, peixes assados e frutos do mar também são boas pedidas para a ceia de Natal.

Os pratos doces tradicionais de sobremesa para a ceia do Natal contam com rabanada, panetone,  frutas secas e chocotone.

Você não precisa optar somente pelos pratos tradicionais, você pode fazer algo diferente. Muitas pessoas deixam para comer Nhoque, por exemplo, só no Ano Novo, mas no Natal esta delícia também muito bem vinda, outro tipo de massa muito consumida nestas ceias são as famosas lasanhas. Deliciosas e agradam a maioria.

Você ainda pode contar com as tortas recheadas. Pode embelezar sua mesa e o estômago dos convidados com tortas de frango com catupiry, torta de camarão, torta de palmito e até tortas doces geladas, como a conhecida Torta Holandesa ou a torta de Limão.

Como é uma época do ano quente em nosso país, recomenda-se que tenha muita salada e frutas. Aproveite para encher sua mesa com frutas da época. São mais baratas, são deliciosas e servidas geladas, matam a vontade de comer doce e ainda refrescam. Um boa pedida é a melancia.

Mas se não quiser optar pelas frutas mas quiser simplificar as sobremesas, também pelo mesmo motivo do calor em nosso Natal, pode optar por sorvetes de diversos sabores ou gelatinas, podendo ser pura, ou gelatina em mosaico com creme branco.

E para finalizar, ao invés de servir frutas, pode fazer uma salada de fruta. Esta sobremesa agrada por ser refrescante e por ser mais gostoso para algumas pessoas do que comer somente a fruta. Pode ser acompanhado de leite condensado e groselha. É um sucesso.

Postagem Relacionadas: