Alergia respiratória é uma reação que nosso organismo tem com relação a agentes externos que não ameaçam o corpo. Porém nosso corpo imagina que está sendo ameaçado ou atacado e essa reação que ele tem é o que chamamos de alergias respiratórias.

Nosso organismo imagina estar sendo invadido por vírus ou bactérias, mas na verdade está reagindo contra os alérgenos. Os alérgenos são substâncias como pó, mofo, cheiros fortes como o de perfumes ou produtos de limpeza, tempo frio ou quente. A partir do momento em que entramos em contato com essas substâncias nosso organismo reage. Essa reação tem como sintomas a coriza, que é o fato do nariz escorrer constantemente, espirros, coceira no rosto ou garganta. O que faz com que tenhamos estes sintomas, é a produção de histamina, que é o anticorpo que o organismo produz para combater tais invasores.

Se você tiver alergias constantes, vale a pena consulta um médico. Quase metade da população sofre com algum tipo de alergia, mas nem sempre são alergias respiratórias deste tipo. Existem alergias respiratórias que são passadas geneticamente, como a asma por exemplo.

Se sua alergia for causada por problemas passados de pais para filhos, você deverá fazer um tratamento específico designado por um médico, à base de remédios prescritos. Se o que você tiver for alergia respiratória causada pelos casos que citamos mais acima, você pode tomar medidas simples que tendem a amenizar os sintomas incômodos da alergia.

Quando estiver em uma crise alérgica, lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a acalmar a alergia. Em muitos casos a alergia não passa, mas traz uma sensação de conforto maior. Você também pode optar por tomar antialérgicos vendidos sem prescrição em farmácias, porém por se tratar de remédios mesmo sem prescrição, sempre consulte um médico antes. Em crises de alergia geralmente há o bloqueio das vias aéreas. Isso causa o entupimento e a dificuldade na respiração. Com isso algumas pessoas utilizam algum tipo de descongestionante. Isso pode ajudar você a respirar um pouco melhor, mas é por pouco tempo. Essas substâncias geralmente te deixam tranquilo por algumas horas, se a alergia não for tratada, após o efeito do descongestionante você sentirá a mesma sensação de desconforto ao respirar.

Para tentar amenizar os riscos de ter uma crise alérgica, mantenha sempre sua casa limpa. Se puder, evite contato com animais domésticos. Troque regularmente sua roupa de cama, você não consegue ver a olho nu, mas nossa roupa de cama é um ótimo ambiente para a proliferção de ácaros, que também tendem a iniciar uma crise alérgica.

Independente do seu tipo de alergia, consulte sempre um médico. Ele poderá te indicar o melhor tratamento para sua alergia específica.