Antigamente os holerites eram disponibilizados apenas em papel, o que prejudicava a leitura com o passar do tempo devido ao desgaste da tinta, ou até mesmo devido a própria fragilidade do papel que pode rasgar, por exemplo.

No entanto, o holerite é um documento importante que mostra ao funcionário tudo o que foi recebido pelo mês de trabalho, assim como o que foi descontado de imposto de renda, de INSS, ou de benefícios oferecidos pela empresa como vale transporte e vale refeição.

O holerite serve inclusive como comprovante de renda no caso da solicitação de um financiamento ou da abertura de um crediário, por exemplo.

Devido a esta importância, as empresas começaram a pensar em formas mais seguras de apresentar o holerite aos seus funcionários, e o meio eletrônico foi a melhor forma encontrada.

Deste modo até os órgãos governamentais aderiram a esta forma de dar o holerite aos funcionários, e o Mato Grosso não foi diferente, pois desde junho de 2008 a Secretaria de Estado de Administração (SAD) disponibiliza este documento online para seus funcionários.

O holerite agora é distribuído através do sistema de Recursos Humanos do Estado do Mato Grosso e pelo Sistema Estadual de Administração de Pessoas (SEAP), que agora gere a folha de pagamento dos funcionários do estado.

Como consultar o holerite

O funcionário que deseja ver seu holerite deve acessar o sistema disponível no endereço http://seaponline.sad.mt.gov.br/holerite/login.jsp. Após abrir a página, o usuário deve informar o número de sua matrícula pessoal e o número do CPF.

Se os dados estiverem corretos o usuário poderá visualizar as informações referentes ao holerite, além como outros dados.

Outra função disponível no sistema é a troca de senha, que deve ser efetuada periodicamente para garantir a segurança no acesso aos dados pessoais do colaborador.

Se você é funcionário público do estado do Mato Grosso, não deixe de conferir seu holerite online com mais comodidade e segurança.